Vacina contra a periodontite crónica

Vacina contra a periodontite crónica

vacina contra a periodontite crônicaUma equipa de cientistas de medicina dentários do Oral Health CRC da University of Melbourne tem vindo a trabalhar nos últimos 15 anos numa vacina contra a periodontite cronicá com um parceiro da indústria a CSL. Os ensaios clínicos com pacientes com periodontite poderão eventualmente começar em 2018.

A periodontite moderada a grave afeta um em cada três adultos e mais de 50% dos australianos com mais de 65 anos. Está associada com diabetes, doenças cardíacas, artrite reumatoide, demência e certos tipos de cancro.

As investigações publicados na revista NPJ Vaccines (série Nature) representam a análise da eficácia da vacina em grupos de participantes em Melbourne e Cambridge, EUA.

A vacina visa as enzimas produzidas pela bactéria Porphyromonas gingivalis, para desencadear uma resposta imune. Esta resposta produz anticorpos que neutralizam as toxinas destrutivas do patógeno.

P. gingivalis é conhecido como um patógeno keystone, o que significa que ele tem o potencial de distorcer o equilíbrio de micro-organismos na placa dental, causando a doença.

Fonte: Fonte:UNIVERSITY OF MELBOURNE/ EurekAlert!

Artigo completo: “Melbourne scientists publish evidence for world-first therapeutic dental vaccine”