Próteses dentárias mal ajustadas podem causar cancro oral

Próteses dentárias mal ajustadas podem causar cancro oral

A irritação crónica da mucosa resultante de próteses dentárias mal ajustadas pode ser um fator de risco para o desenvolvimento de cancro oral. São as conclusões de um estudo realizado por investigadores do Departamento de Oncologia Cabeça e Pescoço do Tata Memorial Center em Mumbai, India.

O cancro oral é um dos tipos os mais comuns de cancros na India e causa aproximadamente 50.000 mortes anualmente no país. Além dos fatores conhecidos que provocam o aumento do risco de cancro oral tais como tabaco, álcool, infeção pelo Virus do Papiloma Humano, má alimentação, negligencia da higiene oral, o trauma crónico da mucosa tem sido associado com a doença. No entanto, a ligação entre esse trauma, que pode ser causada pelos dentes, próteses dentárias, implantes, entre outros, e a ocorrência de cancro oral não tinha sido cientificamente estabelecida.
No estudo, os pesquisadores analisaram sistematicamente 22 artigos que descrevem o papel da irritação crónica na causa do cancro oral. Os resultados sugerem que a irritação crónica da mucosa resultante de próteses dentárias mal ajustadas pode ser considerada um fator de risco de carcinogénese na boca. De acordo com a pesquisa, os cancros relacionados com trauma podem ser encontrados mais frequentemente na borda lateral da língua e no alvéolo. No entanto, não foi encontrada qualquer associação entre o tempo de do uso da prótese dentária e formação de cancro.

Segundo o estudo a irritação mecânica persistente causa danos no DNA e pode eventualmente resultar em formação de cancro. Outro mecanismo possível é que o trauma crónico da mucosa resulta em inflamação, liberando citoquinas, prostaglandinas e fator de necrose tumoral, o que pode resultar em carcinogénese.

 

FONTE: JornalDentistry em 2017-4-13

Artigo Original: “The role of chronic mucosal trauIndian Journal of Medical and Paediatric Oncologyma in oral cancer: A review of literature”