Ortodontia

Home / Especialidades / Ortodontia

Ortodontia

O que é a ortodontia?

É a área da Medicina Dentária que tem como objetivo diagnosticar, prevenir e tratar alterações dentárias (mau posicionamento dentário) e esqueléticas (crescimento/posicionamento incorreto dos maxilares).

Quando os dentes se encontram apinhados ou sobrepostos, a higiene oral inadequada aumenta o risco de aparecimento de cáries dentárias e problemas periodontais.

Como saber se precisa de tratamento ortodontico?

Acha que o seu sorriso é estético?

Os seus dentes estão tortos ou com falta de espaço?

Sente os seus dentes encaixarem corretamente?

O seu filho tem mais de 5 anos e ainda chupa no dedo/chupeta ou coloca a língua entre os dentes?

Já se apercebeu se você ou o seu filho têm dificuldade respiratória?

Numa primeira consulta de Estudo Ortodôntico para além do exame clínico, serão tiradas fotografias específicas, recolhidos moldes da boca e realizadas radiografias(ortopantomografia e telerradiografia).

Estes dados serão analisados e servirão para a elaborar um plano de tratamento ortodôntico (tipo de aparelho dos dentes, duração do tratamento, previsibilidade de resultados,…)

Os tipos de tratamentos ortodônticos

A realização de um tratamento ortodôntico ajuda a corrigir a malformação dos dentes e dos maxilares e depende da gravidade do problema dentário de cada um. Nesse sentido, para fazer uma terapia adequada e o mais eficaz possível, destacam-se dois tipos de tratamentos ortodônticos:

  • Aparelhos fixos: são unidos aos dentes através de uma substância adesiva ou cimento; são compostos por brackets (metálicos, plásticos ou cerâmicos), tubos e anéis, que suportam o arco metálico responsável pela movimentação dentária. Permitem maior movimentação dos dentes e não dependem da colaboração do paciente.
  • Aparelhos removíveis: são encaixados na boca, podendo ser retirados pelo paciente ou pelo ortodontista, e dependem da colaboração do paciente. Podem ser ortodônticos, os quais realizam pequenas movimentações dentárias; ou ortopédicos, utilizados nas correções de alterações esqueléticas (ósseas).